Início     Contas e Cartões     Investimentos     Créditos     Seguros     
 
FAQ's Produtos Financeiros Complexos 
  • Gerais
    • O que são Produtos Financeiros Complexos?
    • Qual é o seu suporte técnico?
    • O que é o indexante?
    • O que é um Capital Seguro?
    • O que é um Risco Limitado?
    • Posso vender as minhas obrigações antes de estarem cotadas em Bolsa?
    • A admissão à cotação influencia o preço?
    • Antes de estarem cotadas em Bolsa as obrigações "valem" menos?
    • Quais as variáveis que influenciam o preço?
    • O Deutsche Bank garantir a liquidez é o mesmo que dizer que eu não perco dinheiro?
    • O que ganho no fim, no reembolso?
    • Antes do reembolso o que tenho garantido?
    • Onde posso saber todas as condições de determinada emissão?
    • Dirigi-me a um Centro Financeiro Deutsche Bank e disseram-me que já não podia comprar porque a emissão tinha esgotado...
  • Comissões
    • Quais são as comissões de subscrição dos Produtos Financeiros Complexos?
    • O que é a comissão de custódia?
  • Fiscalidade
    • A remuneração variável é líquida?
    • O que determina o regime fiscal a que se sujeitam determinadas Obrigações/Produtos Financeiros Complexos?
    • Qual é o regime fiscal para as Obrigações/Produtos Financeiros Complexos compradas em 2001?
    • Qual é o regime fiscal para as obrigações compradas em 2000?
O que são Produtos Financeiros Complexos?
São veículos que permitem o acesso a mercados financeiros, nacional e internacional, de uma forma fácil, flexível e transparente, com garantia de capital, sendo devido a esta última característica que são vulgarmente conhecidos como "Capitais Seguros".

Qual é o seu suporte técnico?
Frequentemente os Produtos Fnanceiros Complexos surgem sob a forma de Depósitos a Prazo, uma vez que este tipo de veículos tem uma estrutura simples e ao mesmo tempo flexível.

O Capital Investido - que nos Depósitos a Prazo é reembolsado na maturidade, correspondendo normalmente ao capital garantido;

A Remuneração Variável - já que neste tipo de investimento é habitual não haver uma remuneração fixa e pré-definida, mas sim dependente da evolução de um activo no qual o investidor estará a investir, como por exemplo uma acção.

O que é o indexante?
O indexante é o activo ou conjunto de activos do qual depende a Remuneração Variável do Depósito.

Os Produtos Financeiros Complexos podem ter a sua valorização indexada a diferentes underlyings/ indexantes, como por exemplo uma acção, um cabaz de acções, um índice (medida estatística representativa do estado geral e da performance de um mercado financeiro, de uma bolsa de valores ou de uma economia), um cabaz de índices, etc.
Estes indexantes podem ainda ter características globais, locais ou sectoriais, dos vários cantos do mundo, desde a Ásia à Europa, passando pelos EUA, América do Sul e Brasil.

O que é um Capital Seguro?
É uma aplicação financeira que garante ao investidor, no final do prazo, a totalidade do capital inicialmente investido e uma remuneração variável, em função das condições específicas de cada emissão.

O que é um Risco Limitado?
É uma aplicação financeira que garante ao investidor, no final do prazo, pelo menos uma parte do capital inicialmente investido.

Quais as variáveis que influenciam o preço?
As variáveis que influenciam o preço são basicamente quatro: a evolução do activo subjacente, a evolução das taxas de juro, a evolução da volatilidade do mercado e o tempo corrido.

O preço é sujeito às condições de mercado, tende a acompanhar a valorização ou desvalorização do indexante mas não existe uma relação linear. Reflecte sempre os custos decorrentes da desmobilização antecipada das coberturas que suportam o produto.

O Deutsche Bank Europe GmbH - Sucursal em Portugal garantir a liquidez é o mesmo que dizer que eu não perco dinheiro?
Não. Garantir a liquidez é dizer que se precisar ou quiser mobilizar antecipadamente o seu Depósito o pode fazer porque tem sempre garantido um comprador.

A que preço?
Ao preço que o Deutsche Bank Europe GmbH - Sucursal em Portugal calcula em função das condições de mercado.

O que ganho no fim, no reembolso?
O reembolso do Capital Investido mais a "remuneração variável" (a remuneração variável pode ser negativa se o capital não for garantido), de acordo com as condições inicialmente descritas na Ficha Técnica / Prospecto Informativo. Cada Produto Financeiro Complexo tem a sua ficha técnica.

Antes do reembolso o que tenho garantido?
O capital e as condições de remuneração apenas estão garantidas no final do prazo, no reembolso, ou seja apenas na maturidade é que são garantidas as condições de remuneração e de Capital Garantido, de acordo com as condições específicas da emissão, descritas na Ficha Técnica / Prospecto Informativo.
Até esse momento, tem a garantia de liquidez, através da existência de um comprador: o Deutsche Bank Europe GmbH - Sucursal em Portugal.

Onde posso saber todas as condições de determinada emissão?
Todas as emissões têm uma Ficha Técnica / Prospecto Informativo. É aí, na Ficha Técnica / Prospecto Informativo, que estão descritas todas as condições de uma determinada emissão, nomeadamente informação geral, datas e prazos, indexante, metodologia e cálculo do valor de reembolso, etc.

A remuneração variável é líquida?
Não. A "remuneração variável" é considerada rendimento e de acordo com o actual regime fiscal dos Depósitos a Prazo, fica sujeita a retenção na fonte em sede de IRS à taxa liberatória actual de 20%. Em Depósitos com prazo superior a 5 anos e com a totalidade dos rendimentos pagos na maturidade, apenas 80% dos rendimentos estão sujeitos a retenção na fonte em sede de IRS à taxa actual de 20%. Em Depósitos com prazo superior a 8 anos e com a totalidade dos rendimentos pagos na maturidade, apenas 40% dos rendimentos estão sujeitos a rentenção na fonte em sede de IRS à taxa actual de 20%.

O que determina o regime fiscal a que se sujeitam determinadas Obrigações/Produtos Financeiros Complexos?
O momento da compra. Os Depósitos sujeitam-se ao regime fiscal que estiver em vigor no momento da sua compra.
 

Mais Informações
Navigation
Contacte-nos
Call Center 808 22 11 21 (Nacional)
Internacional +351 213 111 228

Copyright © Deutsche Bank AGImprint   |  Aviso legal   |  Última Actualização: 13 novembro 2015 Tamanho do texto: