Início     Os seus sonhos     A sua Família     O seu dinheiro     Investimentos à medida     O seu Património     A sua Empresa     
 
SEPA (Single Euro Payments Area) 
A SEPA é um objetivo estratégico da União Europeia que visa a criação de uma Área Única de Pagamentos em Euros. Nesta área, consumidores, empresas e outros agentes económicos podem efetuar e receber pagamentos em Euros, nas mesmas condições, independentemente da sua localização.

A ideia fundamental por detrás da SEPA é a eliminação das fronteiras nacionais e a criação de uma área única de pagamentos para o Euro. Um pagamento feito por um Cliente em Lisboa para um Cliente em Frankfurt é concretizado de forma fácil, segura e com o mesmo custo de um pagamento doméstico.


Espaço SEPA

A SEPA abrange 33 países: 28 da União Europeia e respetivos territórios ultramarinos, 3 países do Espaço Económico Europeu (EEE) e ainda a Suíça e o Mónaco:

  • União Europeia – 28: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.
  • Territórios ultramarinos: Gibraltar, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Mayotte, Reunião, São Bartolomeu, São Martinho, São Pedro e Miquelon.
  • EEE + Suíça e Mónaco – 5: Islândia, Liechtenstein, Noruega + Suíça e Mónaco.



Instrumentos de Pagamento

A SEPA foca-se em três tipos de instrumentos de pagamento: Transferências a Crédito, Débitos Diretos e Cartões de Pagamento, que gradualmente substituirão os atuais sistemas nacionais.


Transferências a Crédito:

Uma transferência a crédito SEPA é uma transferência standard, ou seja, é um pagamento iniciado pelo Ordenador, onde é dada uma ordem de pagamento ao Banco do Ordenador que movimenta os fundos para o Banco do Beneficiário. São transferências em Euros e têm o mesmo custo de um pagamento doméstico.

Exemplo: uma ordem de transferência de um Cliente Deutsche Bank – Sucursal em Portugal para uma conta domiciliada noutro Banco presente em Portugal, ou por exemplo para outro Banco presente num País SEPA (Exemplo: para o Deutsche Bank AG Frankfurt) terá o mesmo custo.

O que muda?
A principal mudança em relação a transferências bancárias a que está habituado é a obrigatoriedade de utilizar o Código IBAN (International Bank Account Number) e do Código BIC, que poderá encontrar no home-banking se for Cliente db, em vez do tão conhecido NIB.

Em Portugal basta incluir o PT50 antes do NIB e terá o seu IBAN.


Débitos Diretos:

Um débito direto é uma transferência iniciada pelo Beneficiário mediante um acordo pré-estabelecido entre o Credor e o Devedor. Todos os pagamentos que resultem de contratos duradouros ou de carácter periódico, como por exemplo os de fornecimento de bens ou serviços (água, luz, telefone, etc.), podem ser efetuados por débito direto.

Com os Débitos Diretos SEPA passa a ser possível dar ordens de pagamento via autorização de débito em conta para qualquer Beneficiário presente no Espaço SEPA. Por exemplo poderá facilmente pagar as propinas do seu filho que está a fazer Erasmus, bastando para isso indicar o seu IBAN em Portugal.


Cartões de Pagamento:

Todos os cartões, quer de débito quer de crédito, possuem já a tecnologia de segurança com chip. Ao utilizar o cartão ser-lhe-á sempre solicitado que introduza o seu código pessoal (PIN) para autorizar a operação, o que confere um maior grau de segurança na validação das transações.

Atualmente, também no que respeita aos cartões, qualquer pagamento efetuado no Espaço SEPA apresenta o mesmo custo de um pagamento feito em Portugal.


A SEPA no Deutsche Bank

O Deutsche Bank é um dos pioneiros em Portugal e na europa na implementação Sepa. Atualmente tem já disponíveis:

  • Transferências a Crédito SEPA: para pedidos efetuados ao Balcão, db Online de Particulares e db Online Business.
  • Débitos Diretos SEPA: pode já pagar por débito direto a conta da eletricidade da casa do seu filho que está a estudar na Polónia.

Navegação
Fale Connosco
Contacte-nos
Call Center 808 22 11 21 (Nacional)
Internacional +351 213 111 228
Copyright © Deutsche Bank AGImprint   |  Aviso legal   |  Última Actualização: 13 Novembro 2015 Tamanho do texto:
/**/ /**/